Endereço
Rua Alcides Matheus, 18 • São Sebastião
36202-308 • BARBACENA • MG
Telefones
(32) 3331-1910
CANAIS DA PARÓQUIA
passsecretaria@gmail.com
Clero
Pároco: Côn. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro
Vigário Paroquial: Pe. Tarcísio Fortunato Mateus
Horário de Missas
GALERIA DE FOTOS
Histórico
DATA DE FUNDAÇÃO: 12/10/1959 (Conforme informação da Arquidiocese)
FESTA DO PADROEIRO: 20/01
23 de dezembro de 1725 – O quarto bispo do Rio de Janeiro, frei Dom Antônio de Guadalupe criou a Freguesia da Borda do Campo.
06 de dezembro de 1745 – O Papa Benedito XIV escreve a bula (“Candor Lucis Aeternae”) criando o Bispado de Mariana, desmembrado do Rio de Janeiro, a que pertencia a Freguesia da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade do Arraial da Borda do Campo.
Por volta de 1898, moradores das redondezas do atual Bairro São Sebastião, construíram uma capelinha dedicada à São Sebastião, que com o tempo foi sendo aumentada. Nesta época, funcionou como uma filial da Freguesia.
01 de maio de 1906 – O Papa Pio Décimo, depois de cento e sessenta anos, da criação do Bispado de Mariana, eleva o Bispado à categoria de Arquidiocese (1ª do Brasil), pelo documento pontifício (“Sempiternam Humani Generis”).
Por volta de 1955, um raio causou um incêndio, e quase destruiu a capela.
Em 8 de abril de 1956, por ordem de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, o Cônego Mário Quintão instalou solene a Paróquia de São Sebastião de Barbacena, entregando-a ao organizador e 1º Pároco Pe. Joaquim Pessoa Machado, que a dirigiu, piedoso, e eficiente, até 18 de dezembro de 1960, quando a doença o afastou.
Houve a construção do salão paroquial, que foi solenemente inaugurado pelo referido pároco em 1960, com a intenção de funcionar como Matriz durante a construção da nova matriz que já estava sendo pensada.
Com provisão assinada por Dom Oscar de Oliveira (21/11/1960), o novo pároco Padre Leandro de Carvalho Matheus tomou posse em 19/12/1960.
Padre Leandro tão logo assumiu a paróquia, partiu para o projeto da nova matriz. E, alguns meses depois de sua posse, precisamente em 20 de maio de 1961, celebrando a missa de despedida na “antiga capela”, a qual foi demolida, com a ajuda do Nono Batalhão da PM, sob o comando do Cel. Scafuto em 21 de maio a 8 de junho de 1961, partiu para a construção da nova matriz, com campanhas financeiras sucessivas para tal projeto.
A pedra fundamental da construção da nova igreja foi lançada em 20 de janeiro de 1963, e entre 15 de maio do mesmo ano, e 31 de maio de 1976, foi erguida a atual Matriz de São Sebastião de Barbacena, que comporta 1.084 pessoas sentadas e mais 711 em pé.
Na construção da nova matriz, foram realizadas com sucesso, campanhas que proporcionaram sua Solene Consagração em 19 de Janeiro de 1985, sendo Arcebispo de Mariana Dom Oscar de Oliveira e como Pároco, Cônego Leandro de Carvalho Matheus.
A paróquia tinha sob sua responsabilidade as capelas de Santo Antonio, Serrão e Bananal, nas proximidades de Barroso, São Pedro dos Passarinhos, Nossa Senhora das Graças, depois tendo como capelão, padre José Alvim barroso, sucedendo a outros. Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, São Pio X, no Bairro João Paulo II, dentre outras. Algumas já se tornaram paróquias. Além das citadas, São Domingos de Gusmão no Bairro Diniz II e Nossa Senhora Auxiliadora no Bairro dos Funcionários e Santo Expedito no Bairro Floresta.
Durante a bela caminhada desta porção do povo de deus da paróquia de são Sebastião de Barbacena, a paróquia teve, além dos referidos párocos, a cooperação do Revmo. Sr. Monsenhor Mário Quintão, pároco de Nossa Senhora da Piedade, a qual esteve sujeita a Paróquia de São Sebastião como capela filial, Padre Symfhronio Augusto de Castro, que ajudava na capela de Santo Antônio, dentre outras atividades sacerdotais e professor em Barbacena. Padre José Alvim Barroso, que atendia como capelão na capela de Nossa Senhora das Graças, na assistência, hoje FHEMIG, que mais tarde se tornou pároco de Nossa Senhora da Piedade. Padre José Pinheiro da Cunha, que era auxiliar também no São José. Padres Waldemar Ribeiro, Antônio Viçoso, Sebastião Mendes, José Eudes, Armando, Rogério, Padre Mozart Pereira, Alvim Valério, Padre Jaime, Conego Eustáquio e Padre Wander e outros. Também foram muito solidários na caminhada da Paróquia de São Sebastião, os padres Salesianos de Barbacena.
Referência:
Arquidiocese de Mariana
Paróquia de São Sebastião;
Ladislau Ireno Filho;
